Efeitos de um campo magnético sobre cargas

Como os elétrons e prótons possuem características magnéticas, ao serem expostos à campos magnéticos, interagem com este, sendo submetidos a uma força magnética .

Supondo:

  • campos magnéticos estacionários, ou seja, que o vetor campo magnético em cada ponto não varia com o tempo;
  • partículas com uma velocidade inicial no momento da interação;
  • e que o vetor campo magnético no referencial adotado é ;

Podemos estabelecer pelo menos três resultados:

Carga elétrica em repouso

"Um campo magnético estacionário não interage com cargas em repouso."

Tendo um Ímã posto sobre um referencial arbitrário R, se uma partícula com carga q for abandonada em sua vizinhança com velocidade nula não será observado o surgimento de força magnética sobre esta partícula, sendo ela positiva, negativa ou neutra.

Carga elétrica com velocidade na mesma direção do campo

"Um campo magnético estacionário não interage com cargas que tem velocidade não nula na mesma direção do campo magnético."

Sempre que uma carga se movimenta na mesma direção do campo magnético, sendo no seu sentido ou contrário, não há aparecimento de força eletromagnética que atue sobre ela. Um exemplo deste movimento é uma carga que se movimenta entre os polos de um Ímã. A validade desta afirmação é assegurada independentemente do sinal da carga estudada.

Como referenciar: "Efeitos de um campo magnético sobre cargas" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 24/05/2018 às 11:08. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/CampoMagnetico/efeitossobrecargas.php