Você está em Mecânica > Cinemática

Velocidade

Velocidade Instantânea

Sabendo o conceito de velocidade média, você pode se perguntar: “Mas o automóvel precisa andar todo o percurso a uma velocidade de 60km/h?”

A resposta é não, pois a velocidade média calcula a média da velocidade durante o percurso (embora não seja uma média ponderada, como por exemplo, as médias de uma prova).

Então, a velocidade que o velocímetro do carro mostra é a Velocidade Instantânea do carro, ou seja, a velocidade que o carro está no exato momento em que se olha para o velocímetro.

A velocidade instantânea de um móvel será encontrada quando se considerar um intervalo de tempo () infinitamente pequeno, ou seja, quando o intervalo de tempo tender a zero ().

Saiba mais:
Para realizar o cálculo de velocidade instantânea, os seja, quando o intervalo de tempo for muito próximo a zero, usa-se um cálculo de derivada:
Derivando a equação do deslocamento em movimento uniformemente acelerado em função do tempo:


Para um maior estudo sobre cálculo de derivadas acesse:
http://www.somatematica.com.br/superior.php

   

Como referenciar: "Velocidade Instantânea" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 22/07/2018 às 19:34. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/velocidade2.php