Você está em Diversos > Curiosidades

Qual a definição das unidades-padrão do SI?

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é o conjunto de unidades de medida adotadas como padrão na maior parte dos países do mundo.

Entre inúmeras unidades convencionas, há algumas que são chamadas de unidade-padrão por não derivarem de nenhuma outra unidade; estas são:

Metro – Unidade de comprimento;
Segundo – Unidade de tempo;
Quilograma – Unidade de massa;
Ampère – Unidade de corrente elétrica;
Kelvin – Unidade de temperatura;
Mol – Unidade de quantificação de matéria;
Candela – Unidade de intensidade luminosa.

Por não serem derivadas de nenhuma outra unidade, estas são padronizadas através de medidas que podem parecer um tanto quanto curiosas, como você pode ver abaixo:

O que é metro?

O metro é definido como sendo o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo.

O que é segundo?

O segundo é definido como a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

O que é quilograma?

O quilograma é definido com base em uma unidade-padrão, que fica guardada no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, na França, desde 1889. Esta unidade-padrão é um cilindro equilátero de 39 mm de altura por 39 mm de diâmetro, composto de Irídio e Platina.

O que é ampère?

O ampère é definido como a corrente que produz uma força atrativa de newton por metro de comprimento entre dois condutores retos, paralelos, e de comprimento infinito e secção circular desprezível, colocados a um metro de distância um do outro, no espaço livre.

O que é kelvin?

O kelvin é definido como a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.

O que é mol?

O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilograma de carbono-12.

O que é candela?

A candela é definida como a intensidade luminosa emitida por uma fonte, em uma dada direção, de luz monocromática de frequência 540 x 1012 Hertz, e cuja intensidade de radiação em tal direção é de 1/683 watts por esferorradiano.


Como referenciar: "Unidades-padrão do SI" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 22/07/2018 às 19:34. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/medidasSI.php