Você está em Diversos > Curiosidades

Panelas elétricas, como funcionam

A primeira panela elétrica de arroz doméstica surgiu em 1955, criada pela Toshiba. Substituindo as panelas de ferro fundido da época, que funcionavam no fogão a lenha, as panelas elétricas de arroz vieram para auxiliar as donas de casa japonesas da cansativa tarefa de monitorar as pesadas panelas de arroz.

Logo a seguir, outras empresas entraram no mercado, acrescentando inovações que expandiram as utilidades e as características das panelas elétricas de arroz. Hoje, são bastante utilizadas por serem práticas, higiênicas, produzirem alimentos com sabor delicioso e só precisarem de uma tomada para funcionar.

Alguns poderão pensar: "Mas se é preciso ligar na tomada, será que não vou gastar muita energia?". Você até irá gastar um pouco de energia sim, porém acaba economizando o gás de cozinha que usaria com uma panela convencional, o que normalmente seria mais caro. Além disso, as panelas elétricas têm a vantagem de não queimar o alimento, mantê-lo aquecido e desligar automaticamente.

Mas, como funciona uma panela elétrica? Ela consiste em um recipiente com isolamento térmico, com um elemento de calefação embutido, uma panela interior antiaderente e uma tampa de plástico ou vidro. Ao ser ativada, o calor começa a ser transferido para o recipiente interno. Os ajustes básicos são de temperatura alta, baixa e desligado. O responsável por calibrar a temperatura do conteúdo da panela é o termostato, um termômetro pequeno ativado por mola, que fica no fundo da estrutura principal da panela.

Durante o processo, o cozimento dos alimentos é feito em seu próprio caldo, em ritmo lento e constante, o que ocasiona um preparo mais natural. Como não existe contato com a água, as propriedades dos alimentos, assim como seus nutrientes, forma e sabor, são preservados.

Existem desde as panelas mais simples, com um único mostrador, até aquelas mais luxuosas, com botões ou visores digitais. As mais modernas oferecem um temporizador que desliga a panela ou muda a temperatura para manter a comida aquecida depois de um tempo de cozimento predefinido. Alguns modelos possuem até temporizadores pré-programados para determinadas receitas.

Hoje, as panelas elétricas são usadas para o preparo dos mais variados tipos de alimentos, como arroz, feijão, macarrão, verduras, legumes, carnes, sopas e ensopados.

No caso do arroz, que precisa de água e muito calor para realizar o cozimento do grão, ele necessita passar por quatro etapas: ficar de molho na água, ferver, aborver a água e descansar. Em uma panela convencional no fogão, é difícil realizar todo esse processo de forma perfeita, daí a vantagem das panelas elétricas, que guiam automaticamente o arroz através desses estágios.

O processo de cozimento do arroz ocorre da seguinte forma: quando a água atinge o ponto de fervura (100º C), ela não esquenta mais. Enquanto houver água na panela, a temperatura deve ficar estável. Quando o arroz absorve toda a água da panela, a temperatura começa a subir. A panela elétrica detecta essa mudança, podendo se desligar ou entrar no ciclo de aquecimento. Neste ponto, o arroz terminou de cozinhar e entrou no estágio de descanso.

Como referenciar: "Panelas elétricas, como funcionam" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 11:43. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/panelaeletrica.php