Você está em Ajuda > Dicionário de Física

Dicionário - B

  • barômetro: instrumento para medir a pressão atmosférica, isto é, a força por unidade de superfície exercida pelo peso da atmosfera.
  • bateria: aparelho que transforma a energia química em elétrica. Também chamado de acumulador, consiste em duas ou mais pilhas eletroquímicas conectadas em série, em paralelo ou ambas.
  • binóculos: instrumento óptico que consiste de dois óculos idênticos, equipados, cada um, com uma pequena lente côncava, chamada ocular, e uma lente convexa maior chamada objetiva. Os binóculos são identificados por dois números: por exemplo 8-30. O primeiro número representa os aumentos; o segundo o diâmetro da objetiva em milímetros.
  • bolômetro: instrumento usado para medir pequenas quantidades de energia difundida no raio do espectro compreendido entre as ondas luminosas e as microondas. Utiliza-se para detectar a energia irradiada por fontes distantes, sob a forma de calor.
  • bóson: em física, partícula elementar cujo spin é igual a zero ou a um número inteiro de unidades.
  • buraco negro: são objetos celestes com massa muito grande - alguns deles com centenas de vezes a massa do Sol - que ocupam um espaço muito pequeno. Seu campo gravitacional é tão intenso que nem mesmo a velocidade da luz é maior do que a sua velocidade de escape.

Como referenciar: "Dicionário - B" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/08/2018 às 13:12. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/dicionario/b.php