Física quântica

Introdução

Até agora, todos os tópicos que estudamos parte de uma área denominada Física Clássica. Embora seja muito útil, a Física Clássica não é capaz de explicar corretamente alguns fenômenos físicos importantes, como por exemplo o comportamento da matéria em escalas atômicas e subatômicas.

Em 1900, os estudos da Física Quântica foram iniciados, e demoraram cerca de 30 anos para serem "concluídos". Na verdade, ainda não podemos afirmar que essa teoria esteja totalmente pronta, uma vez que se trata de uma área na qual os físicos desenvolvem muitos trabalhos científicos atualmente.

A Física Quântica consegue explicar satisfatoriamente boa parte dos problemas que não tinham respostas até o início do século XX. Além disso, essa teoria é aplicável também a sistemas macroscópicos, tornando ainda mais evidente a sua genialidade.

Nosso objetivo a partir de agora é explorar alguns conceitos dessa nova teoria, a fim de introduzirmos noções básicas de Física Quântica e entendermos por que a Física Clássica não serve para explicar os fenômenos em escalas microscópicas.

Como referenciar: "Física quântica" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/08/2019 às 01:59. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/fisicamoderna/FisicaQuantica/introducao.php