Você está em Física moderna > Relatividade

Relatividade

Introdução

Ao estudarmos a Mecânica Clássica, vimos que a velocidade é uma grandeza relativa, uma vez que depende do referencial em que é medida.

Isso nos leva a inferir que outras grandezas que dependem da velocidade também devem ser relativas, como a energia cinética e a quantidade de movimento, por exemplo.

A energia potencial gravitacional também é uma grandeza relativa, já que seu valor depende do nível de referência adotado para mensurar as alturas.

comprimento, tempo e massa são grandezas que sempre foram tratadas como absolutas. Isso significa que o valor dessas grandezas não depende do referencial em que são medidas.

Mais adiante, veremos que tais grandezas também podem se apresentar relativas quando a velocidade dos movimentos em que estão envolvidas for muito alta, ou seja, não desprezíveis comparadas à velocidade da luz (c = 300000 km/s).

Como referenciar: "Física quântica" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 23/10/2019 às 12:02. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/fisicamoderna/Relatividade/introducao.php