Você está em Física moderna > Relatividade

Teoria da relatividade

O surgimento da Física Quântica, no início do século XX, foi de extrema importância para explicar alguns fenômenos que, até então, apresentavam incoerências entre a teoria clássica e os resultados experimentais. Como algumas questões persistiam sem respostas, elas foram solucionadas por uma nova teoria: a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

Essa teoria constitui-se de duas partes: a Teoria da Relatividade Restrita (ou Teoria da Relatividade Especial), publicada em 1905, na qual os fenômenos são tratados em relação a referenciais necessariamente inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1915, na qual os fenômenos são tratados em relação a referenciais não inerciais. Deteremos nossa atenção apenas ao estudo da Teoria da Relatividade Restrita.

Vale ressaltar que a Teoria da Relatividade não invalida a Mecânica Newtoniana, da mesma forma que a Física Quântica não invalida a Teoria Eletromagnética Clássica. A teoria proposta por Einstein apenas explica corretamente o comportamento dos fenômenos quando a ordem de grandeza da velocidade do movimento é comparável à velocidade da luz no vácuo, algo que a Mecânica Clássica não é capaz de explicar.

Postulados de Einstein

A Teoria da Relatividade Restrita foi construída a partir de dois postulados:

  1. As leis da Física são as mesmas em qualquer referencial. Não existe um referencial privilegiado.
  2. A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor (c = 300000 km/s) em relação a qualquer referencial inercial.

Obs.: o segundo postulado diferencia-se da formulação sobre a composição da velocidade da Mecânica Newtoniana, visto que, de acordo com a Teoria da Relatividade, nenhuma composição de velocidades poderá ter valor superior ao da velocidade da luz no vácuo.

Como referenciar: "Teoria da relatividade" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/08/2019 às 01:40. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/fisicamoderna/Relatividade/teoria_relatividade.php