Você está em Física moderna > Relatividade

Massa relativística

Suponhamos que um corpo, cuja massa de repouso será simbolizada por m0, encontre-se em repouso em relação ao solo. Caso essa massa seja colocada em movimento e adquira uma velocidade v, é possível demonstrar que, nessa situação, a massa m do corpo será dada por:

Sendo m a massa relativística.

Analogamente aos itens já estudados, o denominador da expressão acima também é menor que 1, de modo que a massa do corpo em movimento é maior que a massa do corpo em repouso.

Obviamente, o aumento da massa não implica um aumento da quantidade de partículas que compõem a pedra, mas sim, um aumento de sua inércia. Isso significa que, caso o corpo esteja em movimento retilíneo acelerado e sob ação de uma força resultante constante, a aceleração não será constante: diminuirá à medida que a velocidade aumentar.

Como referenciar: "Massa relativística" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 21/08/2019 às 02:45. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/fisicamoderna/Relatividade/m_relat.php